Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

TRÊS PASSOS PARA ELIMINAR SEUS TEMORES

1. Decida ser uma pessoa de fé.
Para eliminar o medo, a primeira coisa a fazer é dizer com determinação:  "Não quero mais ser motivado pela ansiedade e pelo medo. Quero expulsar o medo e a ansiedade de minha mente e não ser mais dominado por eles. Decido agora - determino agora - que a minha ansiedade e o meu medo sejam controlados, até eliminados, e que eu me torne uma pessoa de fé".
É claro que dizer essas coisas, mesmo com força, não fará com que elas se realizem. Mas serão realizadas quando você afirmá-las decididamente e resolver perseverar no seu desejo e propósito.

2. Enfoque um medo de cada vez.
Pegue uma folha de papel e faça uma lista de todas as coisas que teme. Essa lista deve ser a  mais completa e honesta possível. A seguir, estude a lista cuidadosamente para determinar qual o seu medo mais difundido, aquele que pode estar presente todos os dias e que mais o perturba. Decida atacar primeiro esse medo específico.
Sugiro este procedimento porque você só é capaz de resistir a apenas um medo de cada vez. Um ataque sobre todos eles seria provavelmente mais do que você teria condições de vencer com sucesso. Mas, se superar primeiro um determinado medo, e depois outro, e mais outro, irá então reunir energias para derrotar todo o seu padrão de medo.
Stonewall Jackson: "Nunca Consulte os seus Temores" Lembra-se da velha história do general Stonewall Jackson? Certa noite, durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, Jackson conferenciava com seus generais. Ele planejava uma sortida ousada no vale Shenandoah. O plano era estrategicamente brilhante. As probabilidades de problemas eram altas, mas havia chances de sucesso. Na conclusão da conferência, um dos generais de Jackson disse: "Olhe, general, estou com medo disso. Temo que não possamos levar o plano avante". A história conta que Jackson levantou-se, colocou a mão no ombro do subordinado e falou: "Nunca consulte os seus temores, general. Nunca os consulte".
Os índios americanos acreditavam que a força de um guerreiro escalpado passava para o bravo que o matara. O guerreiro índio era forte em proporção ao número de escalpos pendurados em sua cintura. Escalpe os seus temores, um de cada vez, e poderá, então, enfrentar medos maiores e mais fortes e vencê-los.
3. Aumente a sua fé.
Um terceiro procedimento é o que pode ser chamado de programa de impacto espiritual, ou um método para aumentar rapidamente a fé. No melhor sentido, a fé resulta naturalmente de um longo processo espiritual. Como temos, no entanto, o problema prático de lidar com o pecado e não possuímos fé suficiente para contrabalançá-lo, resta-nos, então, a necessidade de aumentar imediatamente a nossa fé. Para conseguir isto, sugiro que tome grandes "doses" de fé. Trabalhe zelosa e constantemente, com o propósito definido de saturar a sua consciência. Examine as Escrituras, procurando passagens que expressem os valores mais altos que as pessoas já tiveram. Decore-as. Repita-as até que elas dominem completamente seus pensamentos. Não vai demorar até que esses pensamentos poderosos de fé comecem a expulsar os seus temores.

Do livro: 6 Atitudes para um Vencedor, de Norman Vincent Peale

Um comentário: