Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2011

Quem são nossos ídolos?



Recentemente recebi um e-mail, com alguns questionamentos sobre o que é ser ídolo no Brasil ou fora, pois questionava como se tornar ídolo da noite para dia.  Hoje, qualquer pessoa sem grandes referências ou exemplo para a nossa sociedade, pode ou está se tornando ídolo. Nos últimos meses, o cinema a mídia tem chamado  a atenção com a quantidade de ídolos pré-moldados que por ora são “fabricados”
Por sinal, de uns tempos para cá, uma pergunta não consegue sair da minha mente: por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para conceder, verdadeiros exemplos para essa juventude já tão transviada?
Será que ser correto não dá audiência, não rende bilheteria? Não é de hoje que venho comentando as produções cinematográficas brasileiras sobre a violência urbana e a falta de valores éticos e morais. Não se assuste caro leitor, se em breve chegarem às nossas salas de cinema filmes sobre a vida de Fernandinho Beira-Mar, o Batman, ou temas como: As drogas e o álcool transformaram a talentosa cantora Amy Jade Winehouse!  Mulher Maravilha, entre outros.
Os meus questionamentos sobre essa idolatria e exibicionismo desnecessários é que nossa sociedade perdeu os verdadeiros valores. Nossa sociedade fabrica falsos ídolos que nos deixam carentes e frustrados, que se desmorona na velocidade em que sobe. Nossos ídolos são  acessórios e roupas de grife, os carros importados, as jóias caras, o dinheiro e uma boa conta bancária o poder a fama  prestígios! Mas onde estão os valores como a honestidade, a perseverança, a bondade, a tolerância, solidariedade, amor, e mais, onde estão aquelas virtudes que norteavam as vidas de nossos pais e avós?
Por que o cinema  e a mídia enaltecem as pessoas que se dão bem na vida manipulando a vida dos outros, roubando e consumindo drogas trapaceando? Por que não existem filmes que mostrem as pessoas de bem? Fazendo as coisas corretas? Isso não gera ibope
E porque essas pessoas de bem não ‘vendem’ marcas famosas e não podem se tornar ídolos com o seu marketing! são pessoas comuns, como eu e você, que não poderiam servir de exemplo para mídia.
O povo é facilmente manipulável porque está carente de exemplos melhores. Carente mesmo dentro de casa, onde os pais pobres não conseguem vencer o apelo das Tvs que estimulam o consumo desenfreado de seus filhos e que gera mais e mais frustração e raiva! Que deságua em violência e revolta.
Pelos vistos, amigo leitor, tudo muda. E muda bem rápido. Mas não percam as esperanças. O Brasil precisa de gente consciente que respeite os verdadeiros valores morais e éticos e que crie as possibilidades para que surjam outros exemplos para serem admirados nos cinemas e na mídia.
Ainda acredito que a vida esteja cheia de bons exemplos e basta procurá-los. Não são muitos, mas eles existem, perto e longe de nós: na vida privada, no nosso círculo de amigos, entre nossos familiares, basta procurarem. Na vida pública são poucos, é verdade, mas alguns ainda existem, no Brasil e lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário