Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"VALORES MORAIS"


O que são valores morais? Quais são eles? Para que servem? Qual a sua importância na vida em sociedade? Estas são, sem dúvida nenhuma, algumas entre as muitas questões que nos inquietam quando tratamos desse assunto.
Poderíamos dizer que os valores são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Eles são imprescindíveis, pois nos orientam em nossas escolhas e nos ajudam a discernir o que é certo do que é errado, o que é bom do que é mau.
O amor, o respeito, a honestidade, a paz, a solidariedade, a união, a humildade etc., são alguns entre os muitos valores que devemos cultivar para que possamos viver em harmonia numa sociedade. Estamos vivendo uma inversão de valores entre jovens e adolescentes, onde todos correm em busca do ter para ser. Eles buscam o dinheiro, a diversão, a vaidade e esquecem-se que os valores são fundamentais para sua formação integral enquanto seres humanos.  
Todos nós temos valores, eles constroem a nossa identidade. Quando refletimos sobre nossos valores estamos buscando descobrir quem realmente somos. Mas de que adianta termos valores éticos se não exercermos ações reais que os ponha em prática? A degradação e a negação dos valores éticos têm conseqüências graves, pois elas estimulam a violência, a guerra, o terrorismo e todas as formas de intolerância e preconceito.
E a educação, o que tem a ver com os valores? Seriam eles uma conseqüência da educação? É imperativo que tanto a educação escolar como a educação familiar se construam sobre os alicerces seguros dos valores humanos. Mudar os destinos da escola e da sociedade é uma tarefa dos cidadãos comprometidos com o novo e com uma consciência social fundada nos valores morais.
Enfim, é na vivência pautada em valores éticos que se alicerça o caráter e se formam homens que vão construir um mundo melhor. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário