Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

" DOMINANDO AS PALAVRAS PARA ABENÇOAR "

 
 
Texto Básico: Tiago 3.1-12

INTRODUÇÃO:
Todos amamos nossa Família, ela é importante para nós não é mesmo? Mas quero perguntar: como andam as conversas dentro da sua casa? Sabemos que os pais abençoam os filhos com a boca, com suas palavras? O texto de Tiago 3.1-12 apresenta uma profunda orientação sobre o uso dos lábios, o uso das nossas palavras no dia a dia.
E como é triste quando alguém, em vez de abençoar, amaldiçoa com palavras! Como é dolorido quando alguém, em vez de invocar bênçãos sobre a nossa vida, nos machuca e nos ofende!
Cuidado: Os lábios matam mais que muita arma e ferem mais que muita faca.
Como você tem usado seus lábios?
Eles são muito importantes no processo para Deus abençoar as pessoas.

1 – CONSEGUIMOS DOMINAR A NOSSA LÍNGUA? (nossos lábios)
DOMÍNIO é uma palavra que muitos não conhecem, nãos sabem e nunca experimentaram – pois em vez de terem domínio sobre algumas áreas de suas vidas, são dominados.
A LÍNGUA é como diz a Palavra no vers. 5: um pequeno órgão - porém muitos tem mais facilidade em dominar um touro, um cavalo selvagem ou um cão feroz do que dominar a sua língua.
No versículo 2, Tiago ressalta que a pessoa que não tropeça no falar e que tem domínio sobre a sua língua é um perfeito varão. Na BLH temos que esta “é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.” A Bíblia diz: “Se alguém pode dominar a sua língua, isso prova que ele tem perfeito domínio sobre si próprio em tudo mais.”
Há pessoas que dizem que, quando percebem já falaram! Dizem que a língua coça para falarem mal de outras pessoas, que não conseguem ficar sem falar um palavrão, que de cada 10 palavras 11 são murmuração (muita reclamação).
Irmãos  para abençoarmos as nossas vidas, a nossa família, a nossa Igreja e vizinhos ... é preciso ter domínio mesmo sabendo que não seja fácil como temos no vers.8
Em Tiago 1.26 lemos que: SE NÃO TEMOS DOMÍNIO SOBRE A NOSSA LÍNGUA, ESTAMOS NOS ENGANANDO E ATÉ A NOSSA RELIGIÃO TORNA-SE VÃ, ESTÉRIL E FÚTIL.

Temos que ter domínio sobre os nossos lábios:
Ø Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai dos nossos lábios –                 Mat 15.11
Ø Pois a ruína assola aqueles que não a dominam - Provérbios13.2-3
Ø Pois a falta deste domínio nos leva a pecar, - mas o seu domínio revela prudência – Pv 10.19
Ø Pois sabemos que existe o tempo de falar e o tempo de ficar calado - Eclesiastes 3.1,7
Para o bem da sua família – domine aquilo que você fala

2 - A LÍNGUA PODE MUDAR O RUMO DE UMA VIDA
Como Cristãos, precisamos ter cuidado com aquilo que tem saído dos nossos lábios – pois nossas palavras podem determinar os rumos da nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor, em especial  a nossa família.
O versículo 4 diz que a língua é como o leme de um navio, pequeno mas que leva o navio para onde quer  assim a nossa boca determina para onde seguiremos em nossa caminhada:
- se um cristão diz que é um derrotado, o que ele será? Um derrotado
- se uma pessoa diz que não é capaz, o que acontecerá? Ela não será capaz
- se um irmão diz que morrerá cedo, o que acontecerá? Certamente morrerá cedo.

Em 1 Pedro 3.10 temos: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.”
Em Tiago 3.5-6 – diz que a língua pode incendiar e destruir uma vida.  - mas também  pode abençoar. Sim – ao dizer: Deus te abençoe // ao falar: eu te perdôo,
// ao dizer: você é especial para mim abençoamos os outros.

Quantas famílias sorriem – com palavras abençoadas
Quantas famílias choram – com palavras que machucam e muda o rumo de suas vidas.

3 – NOSSOS LÁBIOS FORAM CRIADOS PARA ABENÇOAR
Será que estamos entendendo o que a Palavra de Deus está nos dizendo?
Dos versículos 9 a 12, Tiago questiona a todos nós, dizendo:
- como pode uma pessoa dizer “glória a Deus” e ser grosseiro em casa? Como pode alguém invocar a bênção de Deus e amaldiçoar depois?
Uma pergunta muito séria: Será que Deus nos criou para usarmos nossos lábios para amaldiçoar as pessoas? No vers. 10: não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Usemos nossos lábios de acordo com o manual de instrução (Bíblia),  que é a Palavra de Deus. Pois este pequenino órgão serve para abençoar .... serve para falar  do amor de Deus... serve para louvar
Temos na Bíblia:
- que as nossas palavras devem ser agradáveis
Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4.6
- Paulo também escreveu que nossas palavras devem ser para edificação das pessoas
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescerem na fé. Efesios 4.29
A boca do justo profere a sabedoria e a sua língua fala o que é justo” Salmo 37.30
- que nossas palavras devam ser baseadas na verdade, - nossa boca deve louvar a Deus “Bendirei o Senhor em todo tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios”    Salmo 34.1
Quando uma frase sai da nossa boca, torna-se algo muito sério, pois é a manifestação do que estamos sentindo em nosso coração.

Usemos os nossos lábios para abençoar - Nossa família e sociedade
Usemos os nossos lábios para dizer quantas coisas boas Deus tem feito em nossas vidas.

Que Deus te Abençoe muiiiiito!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário