Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O conflito entre o TER e o SER - Ano Novo



        
         Sejam sempre nossos compromissos para com Deus de SER Ao invés de TER. É natural que, ao final de mais um ano, façamos um balanço em nossa vida sobre o que realizamos e o que deixamos de realizar. O mundo comercial, financeiro, industrial, governamental faz seus balanços e seus orçamentos para o ano vindouro: uns ganharam mais, outros menos; alguns perderam pouco, outros perderam muito. É a hora dos números, a hora da verdade, a hora da contabilidade, a hora da matemática do perder x ganhar.
         Pergunto: Como está o balanço de sua vida perante Deus, perante sua família, perante a Igreja do Senhor, perante o seu patrão/emprego, perante seus professores da faculdade, ou perante a sociedade? Quero lembrar-lhe que não adianta querermos esticar os números na vida espiritual, querermos justificar isto ou aquilo. A contabilidade e a matemática de Deus são exatas; não falham nunca! E para o próximo ano, o esperado Ano 2012, como vai ser? Ou como Você pretende que seja? Qual sua expectativa?
         É legítimo fazerem-se planos, projetos, programa traçar metas a curto, médio e a longo prazo disto e daquilo, em casa, no trabalho, nos estudos, no namoro, no casamento, nos investimento, no pagamento das dívidas, nos acertos  de contas com pessoas… Como estão os seus planos? Deus tem  tido um lugar em seus planos? Deus tem ocupa um lugar prioritário, secundário ou terciário nos seus planos? Ou não ocupa lugar nenhum? Sempre corremos o risco de formular nossos planos ou votos de forma equivocada: Fazer votos e compromissos para TER ou OBTER isto ou aquilo, Ao invés de assumirmos compromissos com Deus para SER isto ou aquilo.
        Muitas pessoas dizem  fazer parte do Corpo de Cristo mas que vivem em completa inversão dos valores essenciais do Evangelho de Jesus.
         O Evangelho de Jesus se caracteriza pelo AMOR entre pessoas e a Deus, e não pelo poderio econômico ou político que venham a TER. A sociedade vive uma tremenda inversão de valores Vivemos a síndrome do TER Ao invés do SER.
         Existe um prazer desmedido em TER onde o mais importante é SER. TER pode ser algo instantâneo, rápido, repentino, herdado de alguém, testamentário.   Da mesma forma que vem, vai também.                                              Há muita diferença entre TER e SER. Que nos objetivos de 2012 possamos pedir a Deus sabedoria não apenas para TER mais também em SER:
  • Não em TER uma casa; mas SER paciente para esperá-la até que Deus a dê;
  • Não em TER um carro novo; mas SER conformado e contente com o que tem;
  • Não em TER uma vida melhor, mas SER melhor em tudo o que a vida lhe propõe;
  • Não em TER compromisso com Deus superficial, mas de SER mais comprometido com Deus.
  • O TER é circunstancial, efêmero, fugaz; vulnerável
  • O SER indica estado, estabilidade, perseverança, eternidade.
             Faça votos e compromisso sincero diante de Deus para que Você seja melhor filho/a  à  Deus, melhor servo/a, melhor crente, melhor esposo/a, melhor pai/mãe, melhor irmão/ã, melhor empregado/a, melhor patrão/patroa, melhor chefe, melhor cidadão/ã, melhor estudante, melhor professor/a, melhor pessoa em 2012.
             Que Você seja mais perseverante na leitura da Palavra de Deus, na vida de comunhão entre os irmãos e com o próprio Deus, na vida de oração, no testemunho e no desejo de SER mais do que TER.
Que Deus abençoe sua vida. Um Feliz Ano Novo para Você e sua família! 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário