Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

 

A definição de educação, é: Cristo deve ser o Senhor de todos os segmentos da instrução da disciplina com que se pretende iluminar o entendimento, corrigir o temperamento, formar as maneiras e hábitos da juventude e capacitá-la a ser útil no futuro.

É tolice "reivindicar" a promessa de Pr. 22:6 simplesmente porque levamos nossos filhos à Escola Dominical e à Igreja, e lhes damos boa instrução em casa, mas permitimos que o mundo treine suas mentes e padrões de pensamentos durante 6 horas por dia, cinco dias por semana! O padrão de pensamento de uma criança é formado nas disciplinas das matérias escolares, e a menos que essas disciplinas estejam rodeadas de pensamento e prática cristã, a criança terá uma mente carnal, pecaminosa que a acompanhará pelo resto de sua vida. Somente o treinamento consistente na Palavra de Deus a partir do lar, da igreja e da escola, encaixa-se no contexto e cultura de Pr. 22:6. Esse tipo de treinamento e instrução podem nos livrar de criar e educar crianças "estranhas". O modo como somos, com todas as nossas inclinações, é o modo como fomos treinados para ser, pois ou fomos treinados para matar a velha natureza ou para alimentá-la. 

Os pais são responsáveis pelo que é ensinado a seus filhos 

Pr. 19:27
"Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento".
Mt. 18:6
"Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim. Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar".


·      A TV é o inimigo número um da educação cristã - tanto no seu conteúdo  quanto no método de instrução. Uma seqüência de imagens de um mundo sem Deus é mostrada com soluções para os problemas vindos através da sabedoria, da força, da violência e do engano humano em vez de levá-los a Cristo. Um mundo onde a autoridade da policia, dos pais, da igreja é zombada e ridicularizada, e os que zombam são os "astros dos espetáculos", aparentando serem "pessoas de sucesso, famosas". A natureza passiva da TV também prejudica as atividades da mente e pode, com seu embalo, levar à passividade. Embora possa haver programas aproveitáveis, isso pode facilmente transformar-se num vício, onde nossos padrões e princípios de moral venham a ser arruinados. 


·         As crianças devem ser ensinadas sobre o mundo real

Pr. 1:7
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino".
Rm. 11:36
"Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém".
II Co. 4:18
"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as coisas que vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.
Cl. 1:17
"Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste".
Jo. 14:6
"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida". 

·          O mundo real, a verdade sobre a vida é achada em Jesus. Ele criou todas as coisas e todas as coisas que Ele criou trazem a marca da divindade (Rm. 1:20). O temor (ou respeito) a Deus é a base para o conhecimento, pois Jesus Cristo é o único fundamento digno de qualquer investimento de construção (I CO. 3:11). Quando Deus é tirado, o que fica é só mentira, resultado de uma tolice (veja Rm. 1:21-22). Pertence a Cristo o primeiro lugar em todas as coisas, pois Ele é quem governa e sustenta o mundo (Hb. 1:1-3). As coisas eternas, invisíveis e pertencentes à esfera espiritual devem ter prioridade sobre as coisas temporais, visíveis e pertencentes à esfera natural. Não é nosso propósito juntar tesouros na terra (temporais); ao contrário, é nosso propósito investir nas coisas de valor eterno, (como, por exemplo, nossos filhos), (Mt. 6:19-20 II Co. 4:7; 12:14). 

·         Quando uma criança é educada por um sistema educacional que nega a alto e bom som, ou por omissão, que Deus é a realidade última de todas as coisas, ou que o eterno não existe ou deve se curvar ao temporal, essa criança crescerá com prioridades erradas. Quando atividades intelectuais, atletismo, sucesso secular e dinheiro são continuamente colocados diante da criança como o mundo “real”, nada pode fazer a não ser colher comportamento, padrões de pensamentos e prioridades errados.  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário