Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESCOLHAS CERTAS E ERRADAS


 


Tem um ditado que diz: Se arrependimento matasse estaria mortinha(o). Muita gente já deve ter dito isso em algum momento da vida, mas ninguém pode voltar atrás e mudar o que foi dito, ou feito. No máximo podemos tentar corrigir essas escolhas erradas aqui mesmo, no presente. Procurar através dos erros nossos ou dos outros não cometer o mesmos erros.
 

Interessante que no momento aquilo lhe parece a coisa mais certa a fazer, a atitude mais coerente. Só que ninguém tem bola de cristal para saber que aquela escolha vai acarretar num desfecho indesejado. Você pode acabar pagando pelo resto da vida porque não tomou um caminho diferente. Não que isso seja um  praga, mas muitas vezes ficamos travados por conta de certas escolhas que fazemos, isso é fato. Podemos imaginar nossa vida como uma estrada, onde vai surgindo caminhos novos durante essa caminhada. Dai você sozinho tem que escolher que caminho vai te levar aos seus objetivos, pode até pedir informações (conselhos) e talvez nem as sigas. No fim ou você consegue ou se perde em emaranhado de escolhas erradas.

 

E nem venha me dizer que é fácil fazer escolhas, porque quando escolhemos algo temos sempre que abdicar de outras centenas de coisas e isso tem peso enorme em nossa bagagem espiritual. Mesmo para quem não acredita em Karma ou em Deus, no minimo sente arrependimento e a frustração por ter deixado algo de lado que faria uma diferença enorme na sua vida. Agora lhes convido a pensar bastante em sua vida, vamos parar e procurar refletir sobre nossas escolhas.

Quero que vocês lembrem de certas escolhas que hoje vocês gostariam muito de não ter tomado esse caminho, tido essa atitude ou dito aquilo. Escolhas que te fizeram perder uma amizade, uma boa oportunidade de emprego, um amor, um aumento, conhecer um lugar lindo, vitórias que poderiam ter acontecido. Será então que não remediar isso?
 

Será que é tarde demais para voltar a trás e consertar o estrago? “Pra seguir em frente às vezes é preciso dar um passo pra trás.” Agora lhes pergunto de novo, será que não podemos mesmo dar o braço a torcer e ir se desculpar com aquele amigo, buscar novos horizontes profissionais, tomar coragem e falar com chefe mostrando seus atributos para empresa, deixar o comodismo e ir conhecer novos lugares ou lutar por ele? Mas tenho que deixar claro que como você, as outras pessoas também fazem escolhas e você só pode mudar o que depende de você, o que lhe cabe. Não podemos fazer escolhas pelos outros. (estão ouvindo pais?!).


Se você já tentou e nada deu certo, paciência, tente se perdoar e seguir em frente. Afinal sua vida com certeza não é um monte de erros. E como disse antes, têm coisas que não depende exclusivamente de nossa boa vontade. É necessário o outro também querer e o que importa é que você tentou. O bom de tudo é que o tempo é o melhor remédio, sempre há momento certo para tudo e as coisas mudam. Acho extremamente importante essas três frases, se paramos para prestar atenção elas estão sempre regendo nossa vida.
Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar “minha vida”. 


Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de cantor, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa. As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços…
Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. 

Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.
Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto .Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.
Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua…! 

Nada acontece por acaso, tudo é a somatória de nossas escolhas que nos levam exatamente a aquele determinado momento de nossa vida. E agora sabendo que somos a soma de nossas escolhas Temos que assumir a responsabilidade de nossas ações, isso se chama amadurecer!







Nenhum comentário:

Postar um comentário