Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

" Expectativa do sucesso e felicidade"


 

Sucesso é o objetivo de todos quando falamos da nossa vida profissional, é algo visível e concreto, pode ser traduzido por um ótimo emprego, um ótimo salário, ser reconhecido como excelente profissional, ser prestigiado na empresa e na comunidade, possuir uma bela casa, ter os carros dos sonhos, uma bela família, ter uma boa conta bancária etc.
E a felicidade, esse sim é o grande objetivo definitivo de todos! Buscamos a felicidade todos os dias, mas responda rapidamente a pergunta – O que é felicidade pra você? Temos essa definição clara dentro de nós? Será que para sermos felizes necessariamente temos que ter o sucesso? Seria a felicidade a conseqüência do sucesso?
Já percebeu em algumas pessoas simples e humildes a sua volta, que possuem poucos bens materiais sob o seu ponto de vista, mas que concluímos que elas irradiam felicidade na flor da pele? Por outro lado, quantas  pessoas conhecemos que são profissionais de muito sucesso, ocupando cargos importantíssimos em empresas de renome, com muitos bens materiais e que curiosamente sempre se mostram infelizes? Sempre insatisfeitos reclamando o tempo todo da vida?
Qual é o segredo dessas pessoas que possuem pouco e são tão felizes? E daquelas que possuem muito e são totalmente infelizes? Nessas situações antagônicas, o que essas pessoas felizes ou infelizes trazem dentro delas para conseguir ou não algo tão procurado por todos que é a felicidade?
Primeiramente, sucesso e/ou felicidade podem ser definidos através da formula: S & F = R / E, isto é Sucesso e/ou Felicidade é igual a Resultado dividido pela Expectativa, isto é, se profissionalmente ou pessoalmente conseguimos Resultados maiores do que as nossas Expectativas, a sensação é positiva, conseguimos mais do que esperávamos, a conseqüência é o sentimento de felicidade e/ou sucesso. Por outro lado, de nada adianta termos resultados positivos altíssimos e esses resultados serem menores do que as nossas expectativas, dessa forma a conseqüência será sempre a sensação de fracasso ou infelicidade.
A primeira resposta, é uma questão de administração das nossas expectativas.
Outra resposta que encontrei é que a felicidade são as pequenas coisas que acontecem e que podem durar um pouco ou muito e que definitivamente estão relacionados à família, conjuges, filhos, amigos, lazer, prazer e não somente e exclusivamente com o sucesso social ou profissional.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário